6.7.11

Huyana Potosi: Campo Alto

Diario de Viagem
Data: 06/07/2011

Acordamos por volta das 8 da manha para arrumar as mochilas já que no dia anterior nosso "receptivo" afitriao e futuro guia havia informado que nosso café seria as 8:30, após todos os demais grupos. A idéia era tomar café, esperar pelo Marco(Nosso guia do Pequeno Alpamayo) que estaria descendo do campo alto com clientes do dia anterior, tomar uma sopa e comecar a caminhada para o campo alto por volta das 10 da manha.



Durante a noite dormir era um pouco difícil dadas as várias tonalidades de roncos, suspiros e passos, mas pudemos observar que o tempo melhorou bastante, podia-se ver estrelas no ceu, o que poderia indicar que naquela noite alguns grupos já sairiam para atacar o cume.

O efeito devastador da pizza assassina ainda perdurava sobre tres membros (Eu, Leo e Bruno) o que nao só ajudava a diminuir a moral mas também atrapalhava a hidratacao como um todo(fator crucial numa montanha).

Para aqueles que ainda nao conhecem, nosso caso ate alguns dias atras, vou abrir um pequeno parentenses para comentar sobre a situacao dos banheiros nos abrigos de montanha na bolivia(ganhamos bastante experiencia nessa area):

1- Os banheiros nunca ficam dentro do refúgio, normalmente a uns 20-30 metros da entrada, o que pode parecer banal, mas imagine voce tendo que acessá-lo a noite, a menos 10 graus, com uns 30 cm de neve no chao e un vento de uns 80kmh!

2- Em geral tem apenas 1 vaso para todo o refúgio(haviam umas 40 pessoas por lá)normalmente sem tabua;

3- A estrutura da casinha é de pedra vasada,isso somado ao vento citado acima gera um resultado espetacular;

4- Nao há descarga, após o término voce precisa pegar um baldinho que fica ao lado do vaso, caminhar uns 5 metros até uma pequena lagoa congelada, quebrar o gelo superficial, coletar a agua e jogar no vaso para levar tudo embora, repita a operacao algumas vezes(No caso do campo alto essa parte nao existe e a coisa é apenas uma fossa que vai formando uma pilha);

5- A cereja do bolo é derivada da uniao de dois itens acima, ao jogar agua no vaso inevitavelmente alguma quantidade cai no chao ao redor do mesmo, somado as temperaturas congelantes,um gelo fino e deslizante se forma desde a entrada e ao redor de todo o vaso, transformando o banheiro em uma mini pista de patinacao sem patins.

Bruno saindo de um dos banheiros 5 estrelas:



Iniciamos a subida com 1 hora de atraso, a trilha era um misto de neve e pedra extremamente inclinado. Para mim já parecia que estávamos atacando o cume. Como nao pagamos porteadores nem mulas tivemos que subir com as mochilas mais cheias que da última vez. Fora duas horas extenuantes, me senti muito pior do que no dia do ataque ao cume do Tarija(tentativa do pequeno alpamayo)e sinceramente duvidei da minha capacidade de fazer o cume pela primeira vez desde o início de toda a jornada.






Chegamos ao campo alto, eu estou exausto, faminto e muito ansioso pelo o que ainda virá. Também nao teremos conzinheiro dessa vez, logo perderemos tempo precioso de descanso preparando nossa comida, além disso o abrigo está lotado e a disputa por lugar para descansar será feroz. Para piorar acabamos de decobrir que ao contrário do prometido nao teremos pratos nem talheres, mais um ponto para nosso "amigo" e guia Fred!

Campo Alto:



Bandeira de Minas com assinaturas de varios amigos que fizeram o cume. Destaque para Alexis e Coralie, é Rokaz no cume! Será que colocaremos a nossa aí?



Sem Pratos ou Talheres:



O Fred, "Gente Boa":



Teremos aprox umas 3 horas de sono antes de sairmos para o ataque ao cume(acordaremos 1 hora mais cedo para preparar um lanche) a idéia é sair entre meia noite e 1 hora da manha para o ataque. A conferir!

3 comentários:

  1. Leo e cia,
    Muito boa sorte!
    Abração, Raul!

    ResponderExcluir
  2. Que bomm que está tudo correndo como planejado...eheh! As advesidades tornam a escalada mais intensa e os causos mais divertidos!
    Quando eu e a Rê fomos o banheiro ainda não tinha essa modernidade de parede não.

    abraço amigos e bons ventos

    Yan

    ResponderExcluir
  3. Que organizaçao é essa??!! Sem comida, nem talheres, sempre os ultimos a comer... um dos pontos mais importante para o sucesso nas montanhas é escolher bem o guia!!
    Boa sorte pra vcs!! Nessa hora vcs devem ter descido ja...
    Abraços de chamonix, França, rumo ao cume do Mont Blanc amanhã!!

    ResponderExcluir